AMAZONAS: câmara aprova reajuste salarial de servidores da prefeitura de Manaus

Projeto de Lei também institui data-base para área não específica.

Aproximadamente 3,5 mil servidores da prefeitura de Manaus terão seus salários-base reajustados com 7,57% a partir de janeiro de 2018. A proposta foi aprovada na Câmara Municipal de Manaus (CMM) nesta terça-feira (12). A lei segue agora para a sanção do prefeito Arthur Virgílio Neto.

Além do reajuste salarial acima da inflação – cuja meta oficial, segundo Banco Central, é 4,5% – o Projeto de Lei n.º 358/2017 institui também a data-base para área não específica, que há dez anos estava com o valor congelado em R$ 415.

A medida é destinada a servidores de área não específica. Aproximadamente 1.400 servidores ativos fazem parte desse grupo, desde auxiliares de serviços municipais (os garis), de nível fundamental; funcionários de nível médio, como guardas municipais e técnicos administrativos; e superior, como advogados, redatores, administradores, assistentes sociais, entre outros, os quais desempenham funções em 16 secretarias da estrutura da prefeitura.

Cerca de 2,1 mil servidores inativos também serão beneficiados pelo reajuste. Segundo a Manaus Previdência, a medida é estendida àqueles que, ao se aposentar, optaram por paridade, isto é, por vencimentos equiparados ao salário atual da categoria.