Caixa anuncia força-tarefa para início de saque de contas inativas do FGTS

Funcionamento especial até terça-feira

Às vésperas do início do saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o diretor executivo do FGTS da Caixa Econômica Federal (CEF), Valter Nunes, anunciou, nesta quarta-feira, uma força-tarefa para atender aos trabalhadores que vão sacar os recursos das contas inativas. As agências da Caixa estarão abertas no sábado, dia 11, para auxiliar na liberação do FGTS. Serão 1.841 unidades funcionando em todo país. Na sexta-feira, dia 10, segunda e terça-feira, dias 13 e 14, as agências abrirão duas horas mais cedo para o atendimento.

— Optamos por abrir mais cedo para dar conta de todo o volume de atendimento — disse Valter Nunes

Os saques das contas inativas do Fundo de Garantia começam na próxima sexta-feira, dia 10, para cerca de 4,8 milhões de trabalhadores. Nesse primeiro lote, a retirada do benefício estará disponível até 7 de abril apenas para os nascidos entre janeiro e fevereiro. O prazo final para todos os trabalhadores efetuarem a retirada vai até o dia 31 de julho de 2017.

A expectativa da Caixa Econômica Federal é de que os saques dessa liberação cheguem a R$ 6 bilhões. O número de pessoas com direito a retirada a partir deste mês corresponde a 16% do total.

Para realizar o saque, o trabalhador deve procurar uma agência da Caixa Econômica Federal e apresentar o número de inscrição do PIS/PASEP, documento de identificação e comprovante finalização do contrato de trabalho (carteira de trabalho ou Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho).

O funcionamento das agências neste sábado será exclusivo para atender aos trabalhadores que querem sacar o dinheiro das contas inativas. A retirada está liberada para quem pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. O atendimento será feito das 9 horas às 15 horas. Além do próximo sábado, está prevista a abertura das unidade também nos 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho.

Confira o calendário de saques:

O mês de abril terá o maior volume de pagamentos, com a possibilidade de saque para os trabalhadores que fazem aniversário nos meses de março, abril e maio. Ao todo, 26% dos trabalhadores terão o direito de retirar o montante entre os dias 10 de abril e 11 de maio. Os saques seguem cronograma de acordo com o mês de nascimento do trabalhador:

Entre 12 de maio e 14 de junho, os cotistas que fazem aniversário nos meses de junho, julho e agosto poderão sacar o valor das contas inativas. Segundo a Caixa, o período compreende 25% das pessoas com direito ao benefícios.Esse é o mesmo percentual dos que poderão efetuar o saque das contas inativas entre os dias 16 de junho e 13 de julho, período destinado para os trabalhadores que fazem aniversário em setembro, outubro e novembro.

De 14 a 31 de julho, poderão fazer o saque os trabalhadores aniversariantes no mês de dezembro, que representam 8% do total.

A data limite para realizar o saque termina em 31 de julho. Quem perder o prazo só poderá sacar o valor das contas inativas quando se aposentar, comprar moradia própria ou se enquadrar nas outras possibilidade de saque previstas nas regras do fundo, entre elas, ser morador de região afetada por catástrofe natural.