Campeão da Champions e da Euro, CR7 é coroado como melhor jogador da Europa

GETTY IMAGES

Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador da temporada europeia
Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador da temporada europeia 

O “melhor ano da carreira” de Cristiano Ronaldo, nas palavras do próprio jogador, foi coroado nesta quinta-feira. Durante o evento de sorteio dos grupos da Champions League 2016/17, o atacante do Real Madrid foi apontado pela Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) como melhor jogador de 2015/16 na Europa.

Os outros concorrentes eram o galês Gareth Bale, seu companheiro de equipe pelosmerengues, além do francês Antoine Griezmann, que defende o rival Atlético de Madri.

“Vocês também mereciam vencer esse prêmio, pois são jogadores fantásticos”, cumprimentou Cristiano, logo após ser anunciado vencedor no evento realizado em Mônaco.

Era difícil mesmo derrotar o gajo nesta eleição, que teve votos de técnicos, jogadores e jornalistas. Afinal, o camisa 7 conquistou a Liga dos Campeões com o Real Madrid, sendo o artilheiro da competição, além de ter sido um dos grandes responsáveis por dar o inédito título da Eurocopa à seleção de Portugal.

“Em termos de troféus, foi possivelmente o melhor ano da minha carreira. Depois de vencer a Liga dos Campeões, ser campeão da Eurocopa com o meu país tornou a minha temporada extraordinária. Isso vale coletivamente e individualmente, porque fui o artilheiro da Champions e fiz uma boa Euro”, disse CR7, à revista World Soccer.

MATTHEW ASHTON – AMA/GETTY IMAGES

Cristiano Ronaldo Comemora Trofeu Champions Real Madrid 28/05/2016
Cristiano beija o troféu da Champions League

Durante a temporada 2015/16, o luso fez 48 jogos e 51 gols pelo Real Madrid, o que dá uma absurda média de 1,06 gol/partida. Foram 35 tentos no Campeonato Espanhol e mais 16 na Champions.

Já pela seleção portuguesa, ele acumulou 15 jogos e 9 gols, média de 0,6 gol/partida. Os mais importantes foram os dois anotados contra a Hungria, que classificaram Portugal na fase de grupos da Eurocopa, e também contra País de Gales, na semifinal da competição, em uma partida muito disputada em Lyon.

Entre outros recordes individuais quebrados por CR7 durante a temporada, ele tornou-se o primeiro atleta na história a marcar em quatro edições diferentes de Eurocopa (2004, 2008, 2012 e 2016), além de ter igualado o lendário francês Michel Platini como artilheiro histórico do torneio de seleções, com 9 gols.

A eleição de melhor da Europa deve cimentar o caminho de Ronaldo para receber seu 4º prêmio de melhor jogador do mundo no próximo Fifa Ballon d’Or, que será realizado em janeiro do ano que vem. Ele já faturou a honraria em 2008, 2013 e 2014.