De Zagallo a Tite: invicta em Manaus, seleção volta a enfrentar a Colômbia

Em 95, Brasil vencia os colombianos em amistoso no antigo estádio Vivaldo Lima. Nesta terça-feira, times se reencontram em jogo pelas Eliminatórias da Copa de 2018.

No início dos anos 70 a seleção principal brasileira desembarcava em Manaus pela primeira vez na história. Com Pelé puxando a fila e sob comando de Zagallo, o elenco que se tornou tricampeão mundial abriu as portas para a relação entre a equipe Canarinha e o estádio Vivaldo Lima. Ao longo dos 40 anos que se desenrolaram, o Brasil voltou à capital amazonense em outras quatro oportunidades: para quatro amistosos, e uma rodada das Eliminatórias para a Copa de 2006. De lá para cá, foram 10 gols marcados com a camisa amarela, todos com o estigma de “consagrar” ídolos de uma geração.

Hoje, 13 anos depois da última visita, o elenco comandado por Tite volta ao campo amazônida para enfrentar a Colômbia, às 21h45 (de Brasília), pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. Esta será a segunda vez que o Brasil recebe os colombianos na cidade. Para o novo capítulo, tem a missão de manter a invencibiliadade, e  dar continuação à história. De Zagallo a Tite, de Pelé a Neymar.

Vivaldão recebeu Brasil e Colômbia em 95. Jogo consagrou Túlio Maravilha, que anotou 2 gols (Foto:Reprodução/Baú Velho)
Vivaldão recebeu Brasil e Colômbia em 95. Jogo consagrou Túlio Maravilha, que anotou 2 gols (Foto:Reprodução/Baú Velho)

Nas cinco partidas que fez em Manaus, a Seleção manteve invencibilidade. Sem placares históricos, mas com boas histórias. Na estreia, que marcava a inauguração do estádio Vivaldão, Pelé, Paulo César, Carlos Alberto e Rivelino marcaram os gols da vitória por 4 a 1 em cima da seleção amazonense, em amistoso no dia 5 de abril de 1970.

Vinte e cinco anos depois, em no dia 20 de dezembro, a seleção sediou amistoso contra a Colômbia. Com show de Túlio Maravilha, que marcou duas vezes, e mais um de Carlinhos, o time faturou a vitória de 3 a 1 em cima do seu rival desta terça-feira.

Em 96 o time voltava a Manaus, para mais um amistoso. Em maio recebeu a Croácia, em jogo que terminou com um empate sem sal por 1 a 1, com gol de Sávio. No mesmo ano, em dezembro, fez outro jogo-treino, desta vez contra a Bósnia. O 1 a 0 final, com gol dos pés de Ronaldo Fenômeno, marcava mais uma despedida.

Em todo este tempo, o Brasil viveu de amistosos. Foi somente em 2003, com boa parte do elenco que acabara de se tornar pentacampeão mundial,o time enfrentou o Equador pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006. A vitória apertada sobre os equatorianos foi selada com gol de Ronaldinho Gaúcho.

Brasil x Colômbia

Local: Arena da Amazônia, em Manaus
Data e horário: terça-feira, às 21h45 (horário de Brasília)
Escalação: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Paulinho, Renato Augusto, Willian e Neymar; Gabriel Jesus.
Desfalques: ninguém.
Pendurados: Daniel Alves, Filipe Luis, Lucas Lima, Miranda e Paulinho
Arbitragem: Patrício Lousteau (ARG), Iván Nuñez (ARG) e Gustavo Rossi (ARG).
Transmissão: TV Globo (com Galvão Bueno, Casagrande, Junior e Arnaldo Cezar Coelho) e SporTV (com Luiz Carlos Jr e Mauricio Noriega).