A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil divulgou que uma forte tempestade deve atingir 11 municípios de Rondônia nesta terça-feira (2). O alerta de perigo é de grau laranja, com base na graduação de severidade adotada pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).

O alerta prevê possíveis chuvas de até 100 milímetros, ventos de até 99 km/h, além de chuvas intensas com queda de granizo.

Por conta do temporal, a Defesa Civil recomenda que a população adote medidas de prevenção, como manter-se em abrigos seguros, evitar uso de telefones durante o temporal, retirar eletroeletrônicos das tomadas e evitar estacionar veículos próximos de árvores.

O Corpo de Bombeiros Militar também alerta sobre o risco de cortes de energia, queima de aparelhos eletrônicos, risco de queda de galhos de árvores e estruturas como telhados, placas publicitárias e moradias precárias, além de alagamentos e a possibilidade de descargas elétricas.

De acordo com a nota emitida pela Defesa Civil, o alerta é de grau laranja, com base na graduação do Inmet, sendo verde o menor grau de risco, seguida por amarelo, laranja e vermelho, o maior grau.

Municípios presentes na área de alerta

A maior parte dos municípios está compreendida na região do Vale do Jamari de Rondônia, sendo cinco no total. A capital também está incluída na lista de alerta. Confira as 11 cidades abaixo:

Alto Paraíso, Ariquemes, Candeias do Jamari, Cujubim, Itapuã do Oeste, Machadinho D’Oeste, Porto Velho, Rio Crespo, Theobroma, Vale do Anari e Vale do Paraíso.

Fonte: G1 RO