Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
FOTO: Divulgação

A Caixa Econômica Federal lançou nessa segunda-feira (17/02/2020) uma ferramenta digital que possibilita o saque total de qualquer modalidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Com isso, o resgate poderá ser feito pelo aplicativo do FGTS. A nova versão está disponível na versão Android e, em breve, em IOS.

Ao solicitar o saque do FGTS pelo app, o trabalhador poderá indicar uma conta da Caixa ou de outro banco para receber os valores, sem nenhum custo.

O trabalhador também poderá consultar os valores do FGTS já liberados para saque, fazer upload de documentos e acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores.

O aplicativo permite ainda consultar o saldo e o extrato das contas do FGTS, fazer a opção pela sistemática de saque-rescisão ou saque-aniversário, efetuar o cadastramento do serviço SMS, além de apresentar uma seção com as dúvidas mais frequentes.

Saque imediato
Até o dia 14 de fevereiro, foram pagos mais de R$ 27,5 bilhões do saque imediato do FGTS para cerca de 59 milhões de trabalhadores.

A Caixa atendeu cerca de 62% dos 96 milhões de trabalhadores contemplados e liberou aproximadamente 65% dos R$ 42,6 bilhões inicialmente previstos.

Saque-aniversário
Mais de 2,3 milhões de trabalhadores optaram pelo saque-aniversário, que permite a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês do aniversário, em alternativa à sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho sem justa causa.

A opção pela sistemática de saque é voluntária e pode ser realizada nos seguintes canais: App FGTS, fgts.caixa.gov.br, Internet Banking Caixa ou agências.

 

FONTE: METRÓPOLES