O Brasil vive forte crise no sistema penitenciário. Todo cidadão brasileiro sabe e reclama de condições que presidiários recebem, mesmo que sejam ilegais, como ter acesso a smartphones, internet e até produtos que quiserem, como alguma comida diferente, por exemplo. No entanto, dessa vez, imagens que foram divulgadas na internet deixaram todos assustados e mais indignados. Em um presídio de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, detentos aparecem aproveitando uma mesa cheia de cocaína. O momento parece uma roda de uma grande festa, com todos que podem usando a droga e se divertindo.

A gravação conta com mais de um minuto e meio e de acordo com informações iniciais, foi feita no Presídio Central. Pode ser visto nas imagens os detentos conversando e se organizando, para que todos cheirem o pó. Quando a câmera grava o ambiente, pode se perceber que existe um grande número de presidiários aproveitando daquela mesa. “Dá mais uma pra afina”, são algumas das frases que podem ser ouvidas durante a gravação. O fato é tão impressionante que jornais do mundo inteiro compartilharam o vídeo, como o The Mirror, da Inglaterra.

Assim que o vídeo passou a viralizar nas redes sociais e ser transmitido até no Jornal Nacional, as autoridades do Rio Grande do Sul declararam que iriam começar a apurar os fatos e descobrir mais sobre aquela cena. Ainda não se sabe a data em que aconteceu e quem são os homens que comandaram aquilo dentro do presídio. O secretario de segurança gaúcho, Cezar Schirmer, afirmou que as imagens são “inaceitáveis e provocativas”. Já a Polícia Civil apurou que já abriu inquérito e que investigará sobre o “prisma” de tráfico de drogas.

Vale lembrar que esse não é o primeiro caso em Porto Alegre. Ainda em 2014, na noite de Natal, uma das galerias do mesmo Presídio Central recebeu algo semelhante, que foi financiado por um dos líderes do crime organizado que estava preso. Naquela situação, outros detentos também puderam aproveitar de drogas, como se fosse uma confraternização de final de ano.