Alunos-atletas de 34 escolas da região central abrem a fase regional Centro Oeste dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), às 19h30, de sexta-feira (20), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), em Ji-Paraná com 609 inscritos. As competições individuais e coletivas para estudantes infantis (de 12 a 14 anos) e juvenis (de 15 a 17 anos) masculino e feminino seguem até o dia 25 e são classificatórias para as etapas estaduais.

As primeiras disputas serão nas modalidades de futsal e futebol. A primeira partida será entre as equipes de futsal infantil masculina das escolas estadual Maria de Matos e Silva (Ouro Preto do Oeste) e José Francisco (Ji-Paraná) às 14h, no ginásio Gerivaldão, no bairro Centro. Os times de futebol juvenil masculino das escolas estaduais 28 de novembro (Ouro Preto do Oeste) e escola JK (Ji-Paraná) se confrontam às 15h, no campo do Cantareira, no BNH.

À noite, no Ifro, está programada a cerimônia de abertura que contará com 656 participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes representantes das escolas públicas e privadas das cidades de Alvorada D’Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso e Ji-Paraná.
“Estamos com tudo pronto para realização da fase regional. No decorrer desta semana finalizamos as adequações nas praças esportivas e nos alojamentos”, afirmou a educadora física Rose Kinups, a responsável pelos Jogos Escolares na coordenadoria Regional de Educação (CRE-Ji-Paraná).

Os atletas das modalidades individuais badminton, natação, ginástica rítmica, taekwondo e karatê foram classificados diretamente à fase estadual. Pela fase regional estão programadas provas e partidas no ciclismo, tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo. Nas modalidades coletivas as disputas serão no futsal, basquetebol, handebol, voleibol, futebol e vôlei de praia.

Paralelo ao Joer, a regional Centro Oeste ainda realiza no mesmo período os Jogos Paralímpicos nas modalidades de bocha convencional e atletismo, masculino e feminino. Ainda consta na programação a realização do Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera), a ser realizado a partir das 19h30, da segunda-feira (23), na CRE-Ji-Paraná.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia