Foto: Diêgo Holanda/G1

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) busca captar e fidelizar novos doadores voluntários durante a campanha Junho Vermelho. O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado na próxima sexta-feira (14). Diariamente cerca de 70 pessoas fazem doação, quando o ideal seria ao menos 100 voluntários todos os dias.

A gerente do serviço de captação da Fhemeron, Maria Luiza Peireira, diz que não vai acontecer uma programação especial para os doadores neste ano, mas as instituições devem reunir grupos para fazer doações.

“Dia 14 a gente celebra o Dia Mundial do Doador e dia 25 de novembro é o dia nacional, só no Brasil. Esse ano não vai ter a tradicional festa, mas com certeza o doador vai ser recebido com nosso coração grato, pelas vidas salvas, por esse movimentação tão lindo de sair de casa e salvar a vida de quem nem se conhece”, diz.

Entre os grupos que têm doações programadas nessa semana, está uma equipe de ciclistas que fará a “Pedalada pela Vida”, no próximo sábado (16).

O sangue do tipo O- é o que tem menor estoque na fundação, por ser um sangue raro, mas pessoas com todos os tipos podem doar, explica Maria Luíza. “Quem não sabe seu tipo sanguíneo, o convite tá aberto pra vir à Fhemeron fazer uma doação. Seja qual for o seu tipo, ele salva vidas”, convida.

FONTE: G1