I Seminário de Tecnologia na Educação é realizado em Ouro Preto

O município de Ouro Preto do Oeste promoveu nos dias 08 e 09 do corrente mês o I Seminário de Tecnologia na Educação. O evento ocorreu no Teatro municipal e foi organizado pela Coordenadoria Regional de Educação – CRE por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional de Ouro Preto do Oeste e teve como público alvo a comunidade escolar da rede pública de ensino: municipal e estadual.

De acordo com a coordenadora Regional de Educação – CRE pedagoga Marivone Resende de Araujo o objetivo do Seminário fortalecer a ideia de que o acesso ao computador, o uso da Internet e o domínio das ferramentas tecnológicas constituem um direito de todos.

A coordenadora pontuou que o evento possibilitou aos participantes um maior contato com informações sobre os avanços e repercussões da tecnologia no âmbito da educação. “O evento foi enriquecedor para todos, por conta do aprendizado, através da troca de experiência.

Avaliamos os trabalhos e observamos uma profusão de experimentos educacionais com tecnologias na rede pública e privada. A tecnologia hoje está presente na cultura contemporânea e consequentemente na vida de crianças e jovens e não há como negar a sua importância no mundo da educação”, asseverou.

Profissionais da área de educação ministraram palestras com foco no tema em discussão que foram os responsáveis em proceder com a avaliação dos projetos apresentados por professores e coordenadores de laboratórios das escolas participantes.  Os projetos avaliados foram classificados nas categorias: Ensino Fundamental e Ensino Médio, respectivamente 1º, 2º e 3º lugar.

Categoria Ensino Fundamental

Primeiro lugar: Projeto “Gamificação no Processo Educativo” – coordenador de Laboratório Hélio Menezes da Escola Estadual Joaquim de Lima Avelino.

Segundo Lugar: Projeto “Aprendendo com Robótica” – professora Maria das Graças da Escola Estadual 28 de Novembro.

Terceiro Lugar: Projeto “O Uso dos Recursos Tecnológicos no Processo do Ensino Aprendizagem: Digitando e Produzindo”, coordenadora de Laboratório Sonia Aparecida de Medeiros Damasceno.

Categoria Ensino Médio

Primeiro lugar: Projeto “Animação e Decomposição de imagens no Ensino de Cinemática” – professor Wederson de Souza Ferreira, do CEEJA professor Antônio de Almeida.

Segundo Lugar: Projeto “Produzindo, Aprendendo e Ensinando com as TICS, (Biologia dos Animais)” – professora Priscila Naiara Araújo Cunha, da Escola Estadual Aurélio Buarque.

Terceiro Lugar: Projeto “De olho na Minha Profissão”, professora, Escola Estadual 28 de Novembro.

O evento contou com a presença de Núcleos de Tecnologia dos Municípios de: Ji-Paraná, Rolim de Mora, Cerejeiras, Guajará – Mirim e técnicos da Coordenação Estadual de Tecnologia na Educação da Secretária de Estado de Educação – Seduc.