O vulcão Stromboli, localizado em pequena ilha da Sicília (Itália), entrou em erupção na quarta-feira (28/8), fazendo moradores e turistas fugirem da região.

Um vídeo viralizou ao mostrar a dramaticidade da fuga. Um iate que estava passando pela ilha teve que partir rapidamente, enquanto uma cortina de fumaça, pedras e gás avançava na direção dele. As imagens foram feitas por Elena Schiera, de 19 anos, que estava no barco.

“Estávamos navegando a uma distância segura quando ouvimos um forte estrondo e vimos uma nuvem negra saindo da cratera do Stromboli e avançando pelo mar”, contou a jovem à CNN. “Imediatamente aceleramos o barco ao máximo. Entramos em pânico porque a velocidade era limitada e a nuvem estava perto de nós, mas graças ao meu pai, que estava no comando, conseguimos escapar“, acrescentou ela, moradora de Palermo.

Assista ao momento da fuga:

https://www.instagram.com/p/B1tHtSboS0K/?utm_source=ig_embed

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália disse que a explosão pode ser classificada como um “evento paroxísmico”, que produz um fluxo piroclástico – uma mistura veloz de gás, rocha e cinzas vulcânicas – de várias centenas de metros no mar. Acrescentou que a nuvem de fumaça atingiu uma altura de 2 quilômetros.

 

FONTE: Globo