Circula nas redes sociais um apelo atribuído a “moradores dos bairros dominados pela facção GDE” aos membros de outras facções criminosas do Nordeste. No texto, cansados de esperar por uma resposta eficaz do secretário de Segurança, André Costa, os moradores pedem ao Comando Vermelho que tome as áreas dominadas pela Guardiões do Estado.

Ainda segundo o texto, pessoas que moram nas áreas dominadas pela GDE são extorquidas e precisam pagar aluguel à facção. Além disso, são constantemente ameaçadas, mesmo sem ter qualquer vínculo com o crime organizado.

Na semana passada, moradores do bairro Barroso II foram expulsos de suas residências sob ameaça de morte. Criminosos da GDE exigiram que as casas localizadas dentro de travessas fossem liberadas para servirem às suas práticas criminosas. A polícia enviou oficiais para acompanharem a mudança dos populares e chegou a prender suspeitos de terem ordenado a expulsão.

Confira:

“Apelo ao crime
Pedimos que compartilhem até chegar nas frentes do crime e das facções do Brasil. Peço a atenção do crime do Estado do Ceará pra estar ajudando a todos nós que moramos em bairros da GDE (Guardiões do Estado) pois tememos perder nossas casas pra essa facção. Estão nos oprimindo andando armados, atirando pra cima e amedrontando todos nós dos bairros e cidades da GDE, queremos ajuda das facções do Estado do Ceará, pois nós não temos nada a ver com essa guerra e estamos sendo os mais prejudicados, por favor nos ajudem pois estão punindo país de família como se fossem ladrões ou como se nós atrasássemos o lado deles, sendo que não somos caguetas e não temos família em nenhuma facção criminosa.
Pedimos ao crime dos Estados vizinhos que se unam e entrem em contato com o Estado do Ceará, pois estamos sendo oprimidos e sendo massacrados como se estivéssemos algo a ver com essa guerra.
Cadê vocês criminosos neutros? vocês tem que usar a palavra de vocês pois são nossa saída.
Pedimos ao Comando Vermelho que nos ajudem pois a GDE está nos oprimindo e tomando até nossas casas, estão nos obrigando a pagar pra eles aluguéis de nossas próprias casas e não temos saída, pois somos cidadãos e não temos como fazer nada.
Nós do bairro Barroso estamos pagando aluguel pra GDE pra morar em nossas próprias casas, estão nos obrigando a falar em áudio e fazer vídeos dizendo que está tudo bem, mas na verdade somos obrigados. Pedimos ajuda a todos!
Peço a todos da FDN (Família do Norte) que ajudem as nossas famílias pois não temos como sobreviver assim, ajudem todos nós, por favor, pedimos em apelo e fazemos um pedido pra todos da FDN pois não temos mais como sobreviver a sim dessa forma.
Estamos pagando pedágio nas “quebradas” da GDE, estamos sendo ameaçados e pagando até pra eles andar e não deixarem ninguém nos roubar, senão pagar temos nossas casas invadidas e saqueadas.
Apelo da população do Estado do Ceará.
Ass: moradores dos bairros dominados pela facção criminosa GDE”