MP lança projeto que visa valorizar profissionais do sistema prisional

O Ministério Público de Rondônia, por meio do Centro de Apoio Operacional de Política Penitenciária e Execução Penal (CAOP-PPEP), lançará, no dia 21 de julho, às 14h, no auditório do edifício-sede da Instituição, o projeto Agentes Penitenciários – Valorização pela Conscientização no Sistema Carcerário. O evento será marcado por palestra, a ser ministrada pelo Professor da Universidade de São Paulo (USP), Alvino Augusto de Sá.

O projeto é coordenado pela Diretora do CAOP-PPEP, Promotora de Justiça Andréa Waleska Nucini Bogo, e busca promover melhores condições para a qualidade de vida no trabalho de agentes penitenciários em Rondônia. Conforme apontam estudos realizados junto a esse público, em decorrência do exercício da função, profissionais que atuam no sistema carcerário desenvolvem doenças como diabetes; hipertensão; estresse; alcoolismo e depressão.

A palestra sobre a ‘Valorização pela Conscientização no Sistema Carcerário’, que oficializa o início das atividades do projeto, terá como público-alvo agentes, diretores de unidades prisionais e gestores da pasta de Segurança Pública. Na ocasião, Alvino Augusto de Sá, Doutor em Psicologia Clínica, falará sobre os efeitos do trabalho executado pelos servidores, sob o ponto de vista psíquico, entre outras questões.

Autor de vários livros, Alvino Augusto de Sá é graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Mestre em Psicologia Social pela PUC/SP e Doutor em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Atua como Livre-Docente pela Faculdade de Direito da USP.