Lembram do meu primeiro post com a Check List para usar antes de tudo? O post de hoje é sobre o que levar com você para a sabatina de aeroportos e voos.

Em relação a medicamentos, é bom levar uma bolsa pequena para o caso de imprevistos no Pré/Durante/Pós Voo e Recém-chegada. Lembrando que a maioria dos remédios você vai SIM encontrar nas farmácias locais. As exceções são aqueles que mesmo no Brasil a gente precisa de receita (tarja preta, amoxilina, etc).

Analgésico (Anador, Dorflex, etc); Antialérgicos (Polaramine, Zina, etc); Anti-inflamatórios (Cataflan, Diclofenaco, etc); Antiácidos (Eno, Sal de Andrews, etc).

Na mala despachada: Medicamentos controlados (com a receita) e Anticoncepcionais* (mulheres).

*Em alguns países, como a Irlanda, para comprar anticoncepcional você precisa primeiro passar por um ginecologista e pedir a receita. Sim, tem que pagar a consulta. E o custo do anticoncepcional também é bem elevado em relação ao Brasil, então compensa levar de casa.

Em relação aos cosméticos, tenha em mente que pelo menos 90% do que tem no Brasil, tem em outros lugares do mundo. Não faça estoque, leve apenas o necessário: Desodorante, lenços de papel, sabonete pequeno, escova e pasta de dente.

Além desses itens da lista, eu acrescentaria mais dois itens que considero indispensáveis dentro do voo: Protetor auricular e meias.

Vale a pena lembrar que existem regras em relação ao tamanho dos frascos carregados nas bagagens de mão. “O passageiro não poderá transportar líquidos em frascos com capacidade superior a 100 mililitros. Todos os frascos devem ser acondicionados em uma embalagem transparente, completamente vedada, com capacidade máxima de um litro ou 20 x 20 centímetros.” (ANAC)

Eu – Juliana – carrego todos os meus eletrônicos (ipad, notebook, smartphone, câmeras) comigo. Deve ser trauma de quem já teve mala extraviada, então esse é o conselho que eu dou. Quanto as outras coisas da lista abaixo, acredito que todas possam ir na sua mala despachada:

Adaptador pra tomada, carregadores, baterias e cabos (usb, htmi, ou seja lá qual forem).

juliana-rochaJuliana é brasileira, mas mora desde 2013 na Irlanda. Blogger, escritora, professora e gerente de mídias sociais. Juliana é dona dos blogs Quase Gringa (em português), Postcards from Juh (em inglês) e mantém updates constantes de suas viagens através do instagram @talktojuh.