O que você pode fazer para ter uma boa noite de sono

junges paar schläft

Quando você não dorme bem, aumentam os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Você precisa do cortisol e não vive sem ele, mas níveis elevados na corrente sanguínea favorecem uma vida mais estressante e o aparecimento da depressão. O excesso de cortisol também deprime o sistema imunológico e pode favorecer o aparecimento de doenças como câncer, diabetes, obesidade, doenças relacionadas ao sistema cardiorrespiratório, entre outras.

Saiba o que você pode fazer por uma boa noite de sono:

Ingira alimentos mais leves no período noturno. Como o metabolismo desacelera ao longo do dia, o processo digestivo se torna mais lento à noite.

– Antes de dormir, procure ingerir uma alimentação rica em fibras, como castanha de caju, castanha-do- pará, avelã, arroz integral e espinafre, que favorecem uma boa digestão, e evite os alimentos refinados que comprometem a produção de serotonina o “hormônio do bem estar”.

Desligue a televisão antes do horário de dormir. Os fótons luminosos que são emitidos pela televisão podem destruir uma substância que vai se acumulando desde o início da noite, que é a melatonina. Se a melatonina for destruída, dificilmente você vai sentir o sono necessário para ir para a cama. É preciso que a melatonina esteja em altas concentrações para que você deite, durma e tenha um sono reparador.

Não leve o trabalho para o quarto. Seu quarto deve ser um ambiente totalmente voltado ao descanso. Nele não deve ter nada que lembre as atividades do dia a dia. Assim, sua mente e seu corpo estarão programados a entrar em estado de repouso, sempre que você deitar na sua cama confortável.

– Reserve um tempo durante o dia para uma atividade física. Essa prática aumenta as chances de uma boa noite de sono. Durante o exercício você libera hormônios importantes como a endorfina, que, além de melhorar o estado do humor, relaxa a musculatura e contribui para uma noite tranquila.