Mais de quatro mil pessoas foram atendidas durante ação social realizada pela Prefeitura de Porto Velho, no sábado, 14, no residencial popular Orgulho do Madeira, zona Leste da cidade.

O trabalho foi executado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Departamento de Atenção Básica. “Essa iniciativa, para mim, foi ótimo, pois aproveito a minha folga para vacinar meus filhos e levá-los ao médico, já que não tenho tempo durante a semana.”, declarou Marta Felício dos Santos, que aguardava o atendimento.

Após passarem pela triagem, os pacientes realizavam exame de glicemia e aferição de pressão. Em seguida eram encaminhados para consulta com médico clínico geral e, ao saírem, já recebiam a medicação receitada, além doagendamento para consultas ou exames especializados, caso fosse necessário.

Mais de 300 doses de vacinas foram aplicadas, entre elas a vacina contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos e para meninos de 11 a 14 anos. Teve reforço também da DTP em crianças de quatro anos. Essas imunizações estão disponíveis em todas as unidades de básicas de saúde.

A Semusa ofereceu ainda serviços de educação e orientação em saúde bucal, atualização do programa Bolsa Família, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, coleta de sangue para doação de medula óssea, orientação e educação em saúde, entre outros.

“Queremos estar cada vez mais perto da comunidade e esse projeto realizado pela atenção básica tem o objetivo delevar atendimento as comunidades que não têm cobertura dos agentes de saúde”, frisou a secretária Municipal de Saúde, Eliana Pasini.

Parceiros

Entre os parceiros da Semusa que atuaram na ação social estão Fhemeron, Sindsaúde, Uniron, Simone Araújo, Exército Brasileiro, IESB, Detran e Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e Fimca.

Fonte: Condecom