PARÁ: Quinze bairros de Belém estão sem abastecimento de água

Raio atingiu a Estação Bolonha e suspendeu o funcionamento. O abastecimento de água só deve normalizar por volta das 20h desta segunda, 9.

Quinze bairros da Região Metropolitana de Belém estão sem água nesta segunda-feira (9). Segundo a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), 500 mil pessoas são afetadas pela problema.

Segundo a Cosanpa, os quadros de comando do Complexo Bolonha foram atingidos por uma descarga elétrica por volta de 15h. O raio danificou várias peças essenciais no funcionamento do sistema provocando a parada da Estação de Tratamento de Água do Bolonha que faz parte do complexo e abastece grande parte da região metropolitana de Belém.

Com a ETA Bolonha parada, estão temporariamente sem água os bairros do Guamá, Cremação, Condor, São Brás, Fátima , Canudos, Pedreira, parte do Marco, Terra Firme, Jurunas, parte de Batista Campos, Telégrafo, Sacramenta, Barreiro, Guanabara, Marambaia e parte da Cidade Nova. A estimativa é que cerca de 500 mil habitantes tenham sido atingidas pelo problema.

A Cosanpa informa também que a equipe de eletromecânica está efetuando a troca dos equipamentos que queimaram em consequência do raio e a previsão é que o serviço encerre às 19h. Já o abastecimento de água só deve normalizar por volta das 20h de hoje.

A Cosanpa esclarece ainda que ocorreu na madrugada de hoje um problema elétrico no quinto setor que abastece os bairros do Souza, parte do Marco e o Curió Utinga. O problema foi resolvido às 11h:40 e o abastecimento retornou mas no meio da tarde foi interrompido novamente por conta de um vazamento de água na Travessa Lomas Valentinas. Às 18h o sistema foi religado após o fim do reparo do vazamento e o abastecimento deve normalizar a partir das 19h.