Enquanto cariocas e turistas tentam curtir o carnaval em meio ao clima de insegurança, circula em redes sociais um vídeo em que policiais militares exibem latas de cerveja dentro de uma viatura oficial da corporação. A Polícia Militar disse que o caso será alvo de apuração interna.

No vídeo, obtido pelo portal G1, o policial que parece registrar a imagem abre uma bolsa térmica, acomodada no banco traseiro do carro da PM, e pede ao colega: “conta pra ninguém não, hein”. O vídeo termina com o policial aumentando a música que, aparentemente, é executada dentro da viatura. O colega de farda do policial que faz o registro do vídeo está do lado de fora da viatura, mexendo no celular.

Conforme apurado pelo G1, o vídeo foi registrado em um ponto de policiamento da Avenida Brasil, uma das principais vias do Rio de Janeiro. A PM confirmou que os policiais que aparecem nas imagens são lotados no Batalhão de Policiamento de Vias Expressas.

Embora no vídeo os policiais não estejam consumindo a cerveja, o Código de Ética e Disciplinar da Policia Militar do Rio de Janeiro, estabelecido por meio do decreto 6.579, de 5 de março de 1983, prevê como “transgressão” o policial “ter em seu poder ou introduzir, em área policial-militar ou sob jurisdição policial-militar, bebidas alcoólicas, salvo quando devidamente autorizado”, de acordo com o que reproduz a reportagem do G1.