A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur), registrou boletim de ocorrência para denunciar o furto dos cabos da rede elétrica que alimentava o sistema de iluminação pública do viaduto da rua Três e Meio. O crime foi praticado na madrugada de terça-feira, 12. Por conta disso, o local está às escuras, oferecendo riscos para a população.

Foram furtados 150 metros de fio de cobre de 25 mm² e 200 metros de cabo PP 4 mm², do mesmo metal. A fiação foi cortada da rede de alimentação aérea, diretamente do poste. O criminoso utilizou máquina apropriada para cortar o concreto que protegia os cabos terrestres. Antes, porém, desligou a energia dos cabos para realizar o furto.

A Emdur ainda não contabilizou o tamanho do prejuízo, mas informa que terá de refazer a parte que foi furtada, para que o viaduto seja iluminado novamente. “Nossa pretensão é fazer isso o mais rápido possível”, afirma o presidente da Emdur, Thiago Tezzari.

Para tentar furtar a fiação que fica enterrada no chão, os ladrões chegaram a quebrar o asfalto, porém, a maior quantidade dos fios foi levada da parte aérea.

O presidente da Emdur pediu providências por parte da Polícia Civil, pois, segundo ele, os furtos de cabos são constantes em diversos pontos da capital, causando sérios prejuízos ao erário.