Presidente do Sinjur participa de seminário sobre a reforma previdenciária, em Porto Velho

Evento discutiu o impacto ao trabalhador com a nova proposta do Governo Federal

O presidente do Sinjur (entidade sindical que representa os trabalhadores do Judiciário Estadual), Francisco Roque, participou na última terça-feira (21), em Porto Velho, de um seminário que tratou da Reforma da Previdência.

Com o tema “A reforma da Previdência é a solução? Como fica a sua situação na proposta do governo?”, o evento foi realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RO e contou com a presença de especialistas no assunto.

Segundo Roque, as propostas apresentadas pelo Governo Federal deverão afetar negativamente os trabalhadores brasileiros, tendo como mudança principal o aumento da idade mínima para 65 anos para requerer aposentadoria, onde eleva o tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 25, dentre outras.

A palestra inicial foi sobre o “Sistema de Seguridade Social e a Previdência – Efeitos da PEC 287/16 – reformar é a solução?”, ministrada pelo ex-ministro da Previdência Social, advogado Amir Lando.

O segundo painel abordou sobre a PEC 287/16 e seus efeitos para os servidores e foi ministrado pelo Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB / RO, advogado Breno de Paula.

Segundo Roque, a iniciativa vem de encontro com a proposta do Sinjur, que é promover debates sobre a questão em busca de alertar os trabalhadores sobre os prejuízos decorrentes das mudanças propostas pela União.