Voltado para a reunião de representantes de órgãos ligados à segurança pública, da sociedade civil e representantes do Governo, bem como especialistas no tema, o 1º Fórum Estadual de Segurança Pública acontece nos dias 5 e 6 de dezembro e objetiva debater sobre as melhores práticas e superação dos desafios e a melhoria das condições da segurança no Estado de Rondônia. As inscrições devem ser realizadas pela internet, com limite para participantes.

O evento ambiciona levantar propostas e alternativas que auxiliem a melhoria na qualidade do serviço público prestado, focado na adoção de uma cultura de paz e combate à violência. O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), pretende ampliar o canal de comunicação com a sociedade, o público acadêmico e servidores, reunindo as classes para participação no processo de construção das políticas de segurança pública.

Na programação do Fórum há temas afetos à Segurança Pública, sendo eles: a Defesa Nacional; Inovações Tecnológicas; Direitos Humanos; Prevenção à violência através de projetos sociais nas instituições de Segurança Pública; Governança, Cooperação e Integração; Cientificismo como ferramenta do ensino de Segurança Pública; a Implicação da Criminalidade Transfronteiriça no Desenvolvimento Socioeconômico; e o Enfrentamento às organizações criminosas no Estado de Rondônia. Na oportunidade, dia 6 ocorrerá a Mostra de artigos vencedores do Concurso de Artigos Científicos, com apresentação e entrega solene das premiações.

Entre os palestrantes, compõem o evento, o Ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, o Governador de Rondônia, Daniel Pereira, o Diretor da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Rinaldo de Souza, representantes das polícias Civil, Militar e Perícia de Rondônia, além de coordenadores de ensino e especialistas em tecnologia.

A inscrição deve ser efetuada por meio do Sympla, e a programação com currículo dos participantes, pode ser acompanhada pela página de eventos do Governo. O Fórum acontece nos dias 5 e 6 de dezembro, no auditório da Uniron, no Porto Velho Shopping.

Programação

5 de Dezembro – Quarta-feira:

9h – Credenciamento
10h – Abertura Solene
11h – Palestra 1: Defesa Nacional e Segurança de Fronteira
12h – Livre
14h – Painel 1: Inovações Tecnológicas da Segurança Pública
14h45 – Palestra 2: Direitos Humanos do profissional de Segurança Pública
15h45 – Coffee Break
16h30 – Palestra 3: Enfrentamento às organizações criminosas em Rondônia
6 de Dezembro – Quinta-feira:

8h – Início dos trabalhos
8h30 – Palestra 4: Governança, Cooperação e Integração em Segurança Pública
9h30 – Painel 2: Cientificismo no ensino de Segurança Pública
10h15 – Mostra de Artigos Científicos vencedores / Coffee Break
11h – Palestra 5: A implicação dos crimes transfronteiriços no Desenvolvimento Socioeconômico
12h – Livre
14h – Painel 3: A prevenção da violência criminal por meio de projetos de inclusão social

Fonte: Secom