RORAIMA: Boa Vista terá testes gratuitos de HIV no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Ação ocorre até às 20h no Centro de Testagem e Aconselhamento, no Centro da capital. Sesau também realiza campanha de combate ao câncer de pele.

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado na sexta-feira (1), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) realiza a campanha Dezembro Vermelho para incentivar a realização de testes rápidos.

Ação será realizada a partir das 8h, em frente ao Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Avenida Ville Roy, no Centro da capital, e segue até às 20h.

Durante o evento serão exposto faixas e cartazes, com o objetivo de informar a população sobre a prevenção e o tratamento do HIV.

Sobre HIV e Aids

O HIV é um vírus que ataca o sistema imunológico e consequentemente diminui as defesas do corpo causando a Aids. Já a Aids é a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é causada pelo mesmo vírus.

Como o vírus ataca as células de defesa do corpo, o organismo fica debilitado e vulnerável a diversas doenças, de um simples resfriado a problemas mais graves, como tuberculose ou câncer.

Toda pessoa que tem o HIV pode transmitir o vírus para as outras pessoas, mas nem toda a pessoa que tem HIV tem Aids.

Dezembro Laranja

Paralelo a ação também será realizada o Dezembro Laranja, campanha nacional de prevenção ao câncer de pele. O evento ocorre das 7h30 às 8h30, em frente a Assembleia Legislativa de Roraima, com distribuição de protetores solares e panfletos informativos.

Com o tema ‘Se exponha, mas não se queime’, a campanha segue até o sábado (2) com a realização de consultas gratuitas com dermatologistas.

A ação ocorre das 7h30 às 10h30 na Clínica Especializada Coronel Mota, também no Centro da capital.