Em todas as comarcas do Estado essa semana é de homenagem e celebração pelo Dia das Mães. O Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário do Estado de Rondônia (Sinjur), com as imprescindíveis colaboração e organização dos delegados sindicais, promoveu um café da manhã para as trabalhadoras e trabalhadores.

Em Porto Velho, além dos momentos de integração e homenagem nos fóruns e outros prédios da cidade, o Sinjur foi parceiro do evento realizado nesta sexta-feira, 11, no auditório do Tribunal de Justiça, onde teve celebração e confraternização.

Para a presidente do Sinjur, Gislaine Caldeira, a mãe trabalhadora exerce uma jornada dupla, no trabalho, em casa, nas diversas funções que exerce na sociedade. Ser mãe é um dom, uma dádiva, que nos faz mais fortes. Segundo a dirigente sindical, a trabalhadora ainda busca mais respeito, mais direitos e melhores condições para enfrentar essas jornadas. “Apesar da homenagem e do momento de celebração, nós queremos que nossos direitos sejam respeitados e ampliado. É dia de festa mas também de luta!”

Dedicação e luta

Aos 55 anos, Maria Aparecida Ribeiro Santos Lopes está há 35 anos e 7 meses trabalhando na Justiça de Rondônia. Mãe de três filhos e avó de três netos, ela sempre conviveu bem com a jornada dupla, em casa com a família e com os desafios e aprendizados do dia nos fóruns onde já trabalhou. Sempre soube conciliar, família, trabalho e lazer. “É uma vida de dedicação, pois eu amo o que faço”.

Em breve, ela iniciará uma nova etapa, com a aposentadoria, mas avisa: “Continuo firme, com saúde, graças a Deus, exercendo também o mandato de delegada sindical da comarca de Rolim de Moura”.

Por isso ela chama a atenção para a questão dos aposentados, que são excluídos do dia a dia do Judiciário após a aposentadoria; entre outras lutas e direitos que devem ser defendidos.

“O Tribunal tem que valorizar o servidor e promover a integração entre os aposentados e os ativos”, defendeu ela. A exemplo do evento organizada pela Cida, em Rolim de Moura, em diversas comarcas as mães trabalhadoras aposentadas também foram convidadas e participaram da confraternização em alusão ao Dia das Mães.