No último post ( Passo a passo para mudar de país ), falei sobre os primeiros passos para quem está considerando morar um tempo fora. Se você está pensando em mudar para Irlanda, precisa saber quais são os tipos de vistos oferecidos para brasileiros.

Se você é brasileiro, não precisa aplicar para o visto prévio para pousar na Irlanda. Graças a um acordo Brasil-União Europeia, o cidadão brasileiro tem direito a permanecer por até 90 dias como turista; desde que portando passaporte válido, passagens e reserva de hotel/carta convite. Mas se a estadia for maior do que esses 3 meses, ou se o motivo da viagem for outro, essas são as opções:

• Stamp 1 – Visto de Trabalho

Este visto permite residência na ilha com base em vínculo empregatício. Para aplicar para esse visto não basta querer trabalhar, é necessário antes de tudo ter uma proposta de trabalho concreta uma empresa estabelecida na Irlanda. O visto geralmente tem a validade do contrato de trabalho, podendo ser renovado.

• Stamp 1A – Visto de estágio

Este visto permite estagiar por até 40 horas semanais junto a uma equipe qualificada.

• Stamp 2 – Visto de estudante com permissão de trabalho

Este visto é para quem tem o objetivo de frequentar aulas regulares, podendo também trabalhar até 20 horas legalmente (40 horas durantes os meses de Maio à Agosto). O visto é valido por 8 meses, podendo ser renovado até duas vezes.

Mas para garantir esse visto são necessários alguns outros requisitos: Um curso de inglês, por exemplo, tem que ter o mínimo de 25 semanas com 15h/aula por semana. Também é necessário ter um seguro saúde governamental ou privado, carta da escola/faculdade confirmando que adquiriu o curso e 3000 euros comprovados em extrato para comprovar que pode suprir suas necessidades durante os 8 meses do visto.

• Stamp 2A – Visto de estudante sem permissão de trabalho

Este visto é similar ao Stamp 2, porém não é permitido trabalhar.

• Stamp 3 – Permanência sem permissão de trabalho

Este visto autoriza a permanência legal do cidadão, porém sem a possibilidade de trabalhar. Geralmente adquirido por dependentes de cidadãos europeus ou membros de alguma ordem religiosa.

• Stamp 4 – Permanência

Este visto garante a permanência em solo irlandês até uma determinada data. Geralmente concedido à cônjuges de cidadãos irlandeses, refugiados, pais de criança irlandesa ou familiar de um cidadão irlandês.

juliana-rochaJuliana é brasileira, mas mora desde 2013 na Irlanda. Blogger, escritora, professora e gerente de mídias sociais. Juliana é dona dos blogs Quase Gringa (em português), Postcards from Juh (em inglês) e mantém updates constantes de suas viagens através do instagram @talktojuh.