Lajeado fica a 50 km de Palmas e é banhada pelo Lago da Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães e pelo rio Tocantins. Porém, toda a essa água que cerca a cidade não está chegando às torneiras dos moradores. A população afirma que está sem abastecimento há cerca de três dias e alguns estão reutilizando até a água que sai do ar-condicionado para os serviços domésticos.

A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) disse que uma forte chuva provocou a interrupção no abastecimento e que o sistema voltaria ao normal nesta terça-feira (26). Porém, os moradores afirmaram nesta quarta-feira (27) que continuam sem água.

A dona de casa Adelaide Lima já está com louça e roupa suja acumulada e não pode lavar, já que a água não chega até a casa dela. “Três dias sem água numa casa de família não é brinquedo não. É muita coisa.”

Rosaldo Belém é proprietário de um lava-jato e está sem trabalhar por que não tem água na cidade. Ele responsabiliza a ATS pelo problema. “Depois que a ATS pegou a frente dessa água aqui não passa uma semana sem faltar água. E quando é falta são dois ou três dias”, disse o comerciante.

Alguns moradores estão reservando até a água que sai do ar-condicionado para fazer outras atividades da casa. Como é o caso do aposentado Alcides José da Silva. “Essa água a gente usa para lavar algumas coisas ou limpar a pia e outras coisas que estejam sujas”, explicou.

Até a publicação desta reportagem, a ATS não havia explicado porque os moradores continuam sem água.