Nesse fim de ano vamos dar uma pausa nos posts sobre “imigração” e falar de algumas curiosidades do natal irlandês.

O povo irlandês já é um povo alegre e descontraído por natureza, imagine no natal! No Natal tem tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que fica até difícil falar de tudo: Christmas Jumpers, Christmas Markets, 12 Pubs of Christmas. É tanto Christmas que dá para fazer post pro ano todo.

Mas hoje eu resolvi falar de uma tradição que é tipicamente Irish: Os 12 Pubs of Xmas. O nome já diz tudo, né? A tradição consiste em comparecer a 12 pubs em uma só noite e tomar ao menos uma pint em cada um deles (Lembrando que a pint é aquele copo irlandês de 500ml).

Então vamos as regras: Um grupo de amigos se reúnem e traçam a rota dos pubs em que irão – representando os 12 meses do ano – geralmente o último pub é aquele mais especial, pra fechar com chave de ouro.

Em cada um dos pubs, todo mundo do grupo tem que tomar pelo menos uma pint, sem desculpa. Além disso, todos os integrantes devem estar vestidos com roupas de natal, geralmente usa-se o Christmas Jumper (aquele suéter de natal). Há grupos que combinam as roupas, ou as cores, fica a critério do grupo decidir.

O grupo fica apenas de 20 a 30 minutos em cada pub. Entrou, tomou sua pint, saiu. Tem grupos que criam suas próprias regras como: No pub 1 só pode beber usando a mão esquerda, No pub 2 tem que tirar selfies com desconhecidos, e por aí vai.

A verdade é que dificilmente alguém consegue chegar nos 12 pubs, dá pra imaginar 6 litros de cerveja numa noite? Mas vale a brincadeira.

juliana-rochaJuliana é brasileira, mas mora desde 2013 na Irlanda. Blogger, escritora, professora e gerente de mídias sociais. Juliana é dona dos blogs Quase Gringa (em português), Postcards from Juh (em inglês) e mantém updates constantes de suas viagens através do instagram @talktojuh.