Túnel de cinco metros é descoberto por agentes no presídio

Buraco foi feito em direção ao muro que dá acesso a rua lateral da unidade. Escavação foi descoberta após detentos se negarem a ir para banho de sol.

Túnel foi encontrado na Casa de Detenção (Foto: Agentes Penitenciários/Divulgação)
Túnel foi encontrado na Casa de Detenção
(Foto: Agentes Penitenciários/Divulgação)

Um túnel de aproximadamente cinco metros de comprimento foi descoberto por agentes penitenciários na terça-feira (25), na Casa de Detenção (CDA) de Ariquemes (RO), município do Vale do Jamari. Conforme os agentes, a escavação foi feita na cela 20, no chão do banheiro e próximo ao muro que dá acesso a rua ao lado do presídio. Os detentos que cumpriam pena na cela foram conduzidos a outras celas em pavilhões diferentes.

De acordo com o boletim de ocorrência, por volta das 9h30 os agentes se deslocaram até o pavilhão C para levar os apenados ao banho de sol. Porém, os detentos das celas 19, 20 e 21 se recusaram a sair no momento e afirmaram que só iriam após realizarem um conserto no exaustor da cela 21.

A solicitação foi comunicada ao diretor interino da unidade, que foi até o pavilhão para ter uma conversa com os presos, os quais insistiram que só iriam sair após consertassem o equipamento. O diretor então providenciou o conserto nos exautores e por volta das 11h, quando os detentos foram para o banho de sol.

Após a saída dos presos, os agentes penitenciários revistaram as celas e encontraram o túnel com aproximadamente cinco metros escavados na cela 20, em direção ao muro que dá acesso a Rua Caraíbas, Setor Jardim Jorge Teixeira.

Com a descoberta, os detentos das celas 19 e 21 foram levados de volta aos cárceres. Já os apenados que cumpre sentença na cela 20 foram distribuídos em outras celas de diferentes pavilhões. Os detentos poderão sofrer agravamento de pena por tentativa de fuga e dano ao patrimônio público.