WhatsApp Beta já permite o envio de GiFs: saiba como fazer

O WhatsApp Beta, versão de testes do mensageiro para Android, já permite a troca de GIFs de até seis segundos entre seus contatos. O botão que envia as famosas fotos animadas apareceu na versão 2.16.242 do aplicativo gratuito, que foi atualizado na madrugada desta quarta-feira (24).

É importante destacar que a novidade não disponibiliza a opção de enviar GIFs da galeria de fotos, só aqueles feitos pelo usuário no momento da conversa. Aliás, vale grifar também que os contatos que não tiverem a versão Beta do mensageiro receberão o arquivo em formato de vídeo convencional, sem efeitos animados. Quer saber como enviar GIFs pelo WhatsApp feitos por você? Veja o passo a passo abaixo.

Passo 1. Faça download da versão de testes do WhatsApp para Android.

Passo 2. Depois, abra na conversa que deseja e vá a opção anexar, com ícone de clipe.

Whasapp envio de Gifs (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Vá até a opção “Câmera” e, depois, selecione “Gravar um vídeo” (Foto: Reprodução/Luciana Maline)

Passo 3. Selecione a opção Câmera. Em seguida, vá em “Gravar um vídeo”

Passo 4. Grave a cena que deseja enviar em forma de GIF.

Whasapp envio de Gifs (Foto: Luciana Maline/TechTudo)No canto superior esquerdo, aparece a opção GIF (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Passo 5. Na sequência, você será encaminhado para uma área de edição. Selecione o trecho que deseja transformar em GIF.

Passo 6. Ao fim, vá até o canto superior esquerdo da sua tela e clique no ícone na câmera. Com isso, aparecerá a opção GIF. Envie.

Após o envio, o destinatário receberá uma indicação de que se trata de um GIF. Caso o usuário tenha interesse em fazer o download da animação recebida, ela ficará arquivada em uma pasta criada automaticamente chamada “WhatsApp Animated Gifs”.

Aline Jesus

por Aline Jesus/TechTudo